

Este curso tem em vista formar professores, formadores, técnicos de educação para o ensino básico (EB), desenvolvendo competências psico-pedagógicas, didáctico-metodológicas e técnico-científicas relevantes para o ensino e transversais a todas as áreas do ensino básico. As áreas ocupacionais do profissional do EBo são: formador para as instituições de formação de professores do EB; Professor do ensino básico (1°, 2° e 3ciclos), técnico Pedagógico e técnico superior de investigação educacional, com enfase no ensino básico.
Condição de ingresso:possuir como habilitações a 12ª classe do SNE ou outro nível equivalente. O ingresso faz-se mediante um exame de admissão, cujas disciplinas são Português e biologia.
Habilitação em:
- Administração e Gestão da Educação;
- Educação de Infância
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Chadreque Guambe
(Director do Curso)
Este mestrado, em termos gerais, visa oferecer uma sólida formação na área da avaliação educacional. Mais concretamente, ele desenvolve conhecimentos sobre a avaliação das diferentes componentes do sistema de educação, o uso e elaboração de instrumentos de avaliação para os diferentes subsistemas da educação, entre outros.
Perfil de saída: O Mestre em Avaliação de educação deverá ser capaz de:
• Leccionar a disciplina de Avaliação Educacional ou temáticas a ela relacionadas no campo da Pedagogia, Psicologia e Ciências da Educação em geral;
• Avaliar a aprendizagem, as instituições educacionais e o sistema de educação e interpretar os respectivos resultados;
• Elaborar instrumentos de avaliação educacional;
• Analisar processos de exames, interpretar notas e usar os resultados dessas análises e interpretações para a melhoria da própria avaliação e da qualidade de ensino;
• Pesquisar sistemas de avaliação educacional;
• Inferir sobre a epistemologia de avaliação das políticas educacionais vigentes no mundo.
Perfil de entrada: Os candidatos deverão possuir o grau de Licenciatura nas seguintes áreas: Ciências da Educação; Psicologia Educacional; Administração e Gestão Escolar; Ensino Básico e Educação de Infância.
Duração do curso: 02(dois) anos, o equivalente a quatro (4) semestres.
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa I: Avaliação da Aprendizagem e Qualidade de Ensino
Linha de Pesquisa II: Avaliação das Reformas e Inovações Curriculares
Linha de Pesquisa III: Avaliação das Instituições e Sistemas Educativos
Estrutura curricular
Componentes |
Blocos (Módulos/ Seminários) |
Curriculares |
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Estudos curriculares |
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Metodologia de Investigação em educação |
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Opcionais: 1. Sociologia da Educação 2. Políticas Educacionais 3. Filosofia da Educação |
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Curriculares |
Bloco de Especialidade |
Fundamentos da Avaliação Educacional |
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Avaliação e indicadores educacionais |
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Avaliação das Reformas e Inovações Curriculares |
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Avaliação do Sistema Educativo |
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Opcionais: 1. Avaliação da Aprendizagem; 2. Avaliação Institucional |
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Co-Curriculares |
Seminários Científicos |
Seminário Científico I |
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Seminário Científico II |
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Seminário Científico III |
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Seminário Científico IV |
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Dissertação |
Dissertação |
Elaboração e Defesa da Dissertação |
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Seminários de Progresso |
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Seminário de Progresso I |
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Seminário de Progresso II |
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Seminário de Progresso III |
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Seminário de Progresso IV |
Educação – Currículo
Conteúdo em Contrução
Conteúdo em Construção