Prof. Doutor Benedito Sapane
Prof. Doutor Benedito SapaneChefe de Departamento
Ensino Básico

Este curso tem em vista formar professores, formadores, técnicos de educação para o ensino básico (EB), desenvolvendo competências psico-pedagógicas, didáctico-metodológicas e técnico-científicas relevantes para o ensino e transversais a todas as áreas do ensino básico. As áreas ocupacionais do profissional do EBo são: formador para as instituições de formação de professores do EB; Professor do ensino básico (1°, 2° e 3ciclos), técnico Pedagógico e técnico superior de investigação educacional, com enfase no ensino básico.

Condição de ingresso:possuir como habilitações a 12ª classe do SNE ou outro nível equivalente. O ingresso faz-se mediante um exame de admissão, cujas disciplinas são Português e biologia.

Habilitação em:

  • Administração e Gestão da Educação;
  • Educação de Infância

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Chadreque Guambe
(Director do Curso)

Educação de Infância
Ciências da Educação
Educação e Assistência Social
Administração e Gestão da Educação
Avaliação Educacional

Este mestrado, em termos gerais, visa oferecer uma sólida formação na área da avaliação educacional. Mais concretamente, ele desenvolve conhecimentos sobre a avaliação das diferentes componentes do sistema de educação, o uso e elaboração de instrumentos de avaliação para os diferentes subsistemas da educação, entre outros.

Perfil de saída: O Mestre em Avaliação de educação deverá ser capaz de:
• Leccionar a disciplina de Avaliação Educacional ou temáticas a ela relacionadas no campo da Pedagogia, Psicologia e Ciências da Educação em geral;
• Avaliar a aprendizagem, as instituições educacionais e o sistema de educação e interpretar os respectivos resultados;
• Elaborar instrumentos de avaliação educacional;
• Analisar processos de exames, interpretar notas e usar os resultados dessas análises e interpretações para a melhoria da própria avaliação e da qualidade de ensino;
• Pesquisar sistemas de avaliação educacional;
• Inferir sobre a epistemologia de avaliação das políticas educacionais vigentes no mundo.

Perfil de entrada: Os candidatos deverão possuir o grau de Licenciatura nas seguintes áreas: Ciências da Educação; Psicologia Educacional; Administração e Gestão Escolar; Ensino Básico e Educação de Infância.

Duração do curso: 02(dois) anos, o equivalente a quatro (4) semestres.

Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa I: Avaliação da Aprendizagem e Qualidade de Ensino
Linha de Pesquisa II: Avaliação das Reformas e Inovações Curriculares
Linha de Pesquisa III: Avaliação das Instituições e Sistemas Educativos

Estrutura curricular

Componentes

Blocos (Módulos/ Seminários)

 

 

 

Curriculares

 

Estudos curriculares

Metodologia de Investigação em educação

Opcionais:

1. Sociologia da Educação

2. Políticas Educacionais

3. Filosofia da Educação

Curriculares

Bloco de Especialidade

Fundamentos da Avaliação Educacional

Avaliação e indicadores educacionais

Avaliação das Reformas e Inovações Curriculares

Avaliação do Sistema Educativo

Opcionais:

1. Avaliação da Aprendizagem;

2. Avaliação Institucional

 

 

 

 

Co-Curriculares

Seminários Científicos

Seminário Científico I

Seminário Científico II

Seminário Científico III

Seminário Científico IV

 

 

 

Dissertação

Dissertação

Elaboração e Defesa da Dissertação

Seminários de Progresso

Seminário de Progresso I

Seminário de Progresso II

Seminário de Progresso III

Seminário de Progresso IV

 

Educação – Currículo

Conteúdo em Contrução

Conteúdo em Construção