A Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia é uma das unidades orgânicas existentes desde 1986, na altura de criação do Instituto Superior Pedagógico (ISP), actual Universidade Pedagógica (UP). Nessa altura, tinha a denominação de Faculdade de Pedagogia e Psicologia, tendo mais tarde passado para a designação de Faculdade de Ciências Pedagógicas em 1995, aquando da transformação do ISP em Universidade Pedagógica.

A Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia desempenha um papel preponderante na formação psicopedagógica e didáctica dos estudantes da Universidade Pedagógica, tendo, para o efeito, a responsabilidade de leccionação de disciplinas tais como Organização e Gestão Escolar, Teoria da Educação, Fundamentos de Pedagogia, Didáctica Geral, Psicologia Geral, Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais em todos os cursos existentes na UP virados para a formação de professores.

Oferta Curricular
Até 2004 a Faculdade oferecia apenas o curso de Licenciatura em Pedagogia e Psicologia. Com a reforma curricular da UP em 2004 levou à introdução nesta Faculdade dos cursos de Bacharelato e Licenciatura em Psicologia Escolar, em Ensino Básico, em Educação de Adultos e em Planificação, Administração e Gestão da Educação.

Importa ainda realçar que em 2007, como resposta a demanda educacional e sócio-económica do país a Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia iniciou com o curso de Bacharelato e Licenciatura em Educação da Infância (regime regular e pós laboral) e com o de Bacharelato e Licenciatura em Psicologia Laboral e das Organizações (no regime pós laboral), o que marcou então uma viragem para a formação numa área de Psicologia não exclusivamente de carácter educacional. Todos estes cursos depois vieram a ser revistos na reforma de 2010 e lhe foram acrescentados outros dois, o de Licenciatura em Ciências da Educação e o de Licenciatura em Educação e Assistência Social.

A abertura de Delegações e a consequente introdução de novos cursos, sobretudo a partir de 2004, na sequência da reforma curricular desse mesmo ano, trouxe para a Faculdade o desafio principal de responder a demanda de estender, na UP, a formação de quadros para todos os níveis de ensino, a começar pelo ensino infantil, primário, secundário, sem descurar a formação de educadores para o subsistema de educação e formação de adultos.

Atendendo a evolução das necessidades do mercado, bem como do panorama geral de desenvolvimento científico, em 2009 o Conselho Cientifico da Faculdade submeteu ao Conselho Académico uma proposta de mudança de designação da Faculdade de Ciências Pedagógicas para Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, a qual, depois de uma apreciação favorável deste Conselho, foi aprovada pelo Conselho Universitário da UP em Novembro desse mesmo ano.

Paralelamente aos cursos de graduação, em 2008 e na sequência do movimento de introdução de cursos de Pós-graduação na Universidade Pedagógica, a Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia iniciou com cursos de Mestrado, tendo começado com o curso de Mestrado em Educação/Psicologia Educacional e o de Mestrado em Educação/Formação de Formadores, passando paulatinamente a acrescentar o curso de Pós-Graduação em Psicologia Clinica e Aconselhamento em Psicotraumatologia, Mestrado em Psicoterapia Psicodinamica, Mestrado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Mestrado em Administração e Gestão Escolar e Mestrado em Desenho de Sistemas de Educação.

Atingida esta fase em que procuramos estender as áreas de formação e, desse modo, responder a demanda nacional em termos de formação de profissionais para actuarem em diferentes áreas requeridas para o desenvolvimento sócio-cultural e económico do nosso país, estamos em crer termos tomado o caminho que nos levará progressivamente ao desenvolvimento de programas de formação a medida das exigências nacionais e da evolução do conhecimento científico.

Endereços e contactos

Avenida de Moçambique, km 1.6, campus da Lhanguene, Maputo – Moçambique
E-mail: facepup@gmail.com

Parceiros

LOGO FACEP